FFundado em 1972, o CIP deu início ao ciclo oferecido pela nosso Grupo de Escolas. E, o longo dos seus mais de 40 anos de existência, conduziu a fundação do Colégio Dinâmico de Limeira e do Baby CIP.
A Educação Infantil se revela como a primeira etapa da Educação Básica e prioriza referenciais que apresentam como o entrelaçamento entre dois grandes âmbitos - Desenvolvimento Pessoal e Social de um lado e, a Ampliação do Universo Cultural da criança.
Acreditamos que cada criança é um ser único que pensa, sente, observa, reflete e se expressa de maneira própria. Observando o mundo à sua volta, questionando e buscando explicações sobre a realidade, ela inicia o processo de elaboração de conhecimentos diferenciados.
É neste momento, também, que a escola se torna o primeiro espaço coletivo onde a criança se socializa e aprende a viver em grupo.
Nesta linha, além das atividades pedagógicas inerentes à esta fase de desenvolvimento, a nossa estrutura oferece, como forma lúdica de aprendizado:
• Aulas de música
• Aulas de culinária e nutrição – com orientação e acompanhamento de nossa Nutricionista
• Aulas de inglês – inglês convencional e musicalizado
• Aulas de Artes – em nosso Ateliê de Artes
• Aulas de Informática – em nosso laboratório de Informática
• Aulas de Teatro
• Aulas Educação Física, que abrangem balé e judô
• Brinquedoteca
• KidPlay
• Areia
• Casa do Tarzan
Nossa Equipe Pedagógica é formada por profissionais experientes, competentes e especializados. Todos os nossos professores são habilitados em Pedagogia.
Somos Escola Conveniada ao Sistema Positivo de Ensino e ao Portal Educacional há mais de 20 anos.
No CIP, a Educação Infantil encontra-se amparada em processos pedagógicos bem definidos e estruturados, oferecendo à família uma parceria que leve ao pleno desenvolvimento do potencial e das capacidades de seu filho.
Visando a facilitar a rotina diária dos nossos pais, atendemos em três períodos:
Matutino: 7h às 13h
Vespertino: 13h às 17h30
Integral: 7h às 18h30 – Período Integral Diferenciado.
Em uma área de 1.589.28 m² e 420 m² de área construída, contamos com acomodações construídas e desenvolvidas especificamente para a Educação Infantil.
Contamos com 17 cômodos internos, distribuídos para tornar a permanência das nossas crianças na Escola, um momento de alegria!
• 7 salas de aula
• 2 salas de descanso
• Banheiros femininos
• Banheiros masculinos
• Banheiros com chuveiro para banho e troca
• Sala de banho e troca
• Copa e Cozinha
• Refeitórios
• Laboratório de informática
• Ateliê de Artes
• Horta
• Brinquedoteca
• Mini quadra poliesportiva
• Areia e brinquedos
• Playground externo
• Kid Play (coberto)
• Casa do Tarzan
• Casinha dos Contos
Uma estrutura que visa a tornar o aprendizado um grande prazer!
Com o cultivo da horta, vários itens são trabalhados – colocar as mãos na terra, conhecer e manusear as sementes, ter a responsabilidade de cuidar da plantação, desde a germinação até a colheita e desenvolver valores intrínsecos a questões ambientais. Um projeto diferenciado de aprendizado!
Como forma de completar a atividade, temos as Aulas de Nutrição e Culinária, orientadas e acompanhadas pessoalmente pela nossa Nutricionista. Nelas, as crianças conhecem os alimentos e a sua importância, e aprendem a elaborar pratos simples e saudáveis, também como forma de educação alimentar e, indiretamente aumentar as suas preferências.
Pouco lembrado, mas de grande importância, temos os nossos dois refeitórios. Não se deve esquecer a importância de organizar a rotina da criança e o ambiente para a sua alimentação.
No Ateliê de Artes, um espaço para todos soltarem a imaginação. As aulas são muito produtivas e divertidas!
A famosa casa do Tarzan e a Casinha dos Contos, importantes projetos pedagógicos, onde trabalhamos o imaginário infantil, com atividades livres e as contadoras de história.
Assim, é possível aprender brincando e brincar aprendendo!
O desenvolvimento de uma criança passa por fases de indiscutível importância, a cada qual, impõem-se momentos de adaptação.
Temos, nesta fase da Educação Infantil, duas possibilidades. A primeira, que envolve as crianças advindas do BabyCip ou outros berçários e a segunda, aquelas que entram no ambiente escolar pela primeira vez. Em ambos os casos, teremos o processo de adaptação. Para as crianças do BabyCip, uma nova adaptação, já que teremos um novo prédio e uma nova equipe.
Os principais períodos de adaptação da criança, da família e do Educador ocorrem quando essa entra na Educação Infantil, muda de turma ou de instituição, para uma nova fase em sua vida.
Os momentos iniciais na Educação Infantil trazem a necessidade de adaptação da criança, da família e daqueles que assumem seus cuidados. No início de sua vida, habitualmente a criança convive com poucas pessoas, com quem já estabeleceu um forte vínculo afetivo. No ambiente familiar pode explorar os cômodos e objetos da casa, observando e participando das atividades e da rotina dos seus familiares. Quando passa a conviver em outro ambiente, desconhecido, outras pessoas e uma nova rotina lhe são apresentadas.
Devemos, sempre, respeitar essa necessidade de adaptação, que não se restringe única e exclusivamente à criança, alcançando também os seus familiares. Esse período tem como finalidade apresentar essa nova realidade aos envolvidos de uma forma atraente, mostrando-lhes que a mesma pode ser enfrentada da melhor forma, quando em companhia de um familiar ou de uma pessoa conhecida e querida.
A nosso ver, uma grande oportunidade para a criança, família, Escola e Educadores, que neste momento trocam experiências, entrando em contato com culturas, hábitos e estórias diferentes, enriquecendo o processo educativo.
Como forma de concretizar a nossa Proposta Educacional, de formar os nossos alunos para as decisões da vida adulta, entendemos que o seu processo de conhecimento não se completa apenas com os ensinamentos da sala de aula.
A diversidade musical, artística e corporal é transmitida através de aulas dirigidas de Artes, Música, Teatro, Educação Física e Informática Educacional, realizadas ao longo da semana
Artes
As crianças executam atividades artísticas, através dos recursos disponibilizados pela escola. Trabalhos manuais são realizados e cada classe se utiliza do ateliê, onde podem experimentar diferentes tipos de materiais e explorar as suas variadas sensações (visão, audição, tato e olfato).
Música
As crianças cantam e interpretam canções em Inglês com um profissional especializado em aulas de música. O conteúdo está relacionado ao projeto de cada classe e ao cotidiano escolar.
Teatro
As aulas de teatro semanais, nas últimas sextas-feiras de cada mês, no Dia dos Aniversariantes, uma classe apresenta sua peça às demais turmas. Propõe atividades às crianças que enfatizam o desenvolvimento da criatividade, interpretação e dramatização. Essas atividades são realizadas em um ambiente de magia, diversão e distração. As fantasias e ornamentos reforçam a construção das histórias, jogos e apresentações.
Educação Física
As crianças executam uma série de exercícios e jogos com objetivo de um adequado desenvolvimento global (físico – motor emocional e social) é o desenvolvimento da coordenação motora.
Biblioteca
O objetivo é estimular o contato das crianças com tipos diferentes de leitura, como fábulas, rimas, contos, etc. Através de estratégias lúdicas, a criança é encorajada a desenvolver o gosto por ler e usar os livros cuidadosamente.
Videoteca
As crianças assistem a vídeos, de acordo com as fases e, também na língua inglesa como um complemento aos projetos e atividades de idioma e interpretação.
Jardinagem
A consciência ambiental é desenvolvida a partir do convívio com a natureza, a horta, onde cultivam legumes, verduras e frutas.
Nutrição e Culinária
Planejadas, orientadas e acompanhadas pela nossa Nutricionistas, temos as aulas de Nutrição e Culinária. s crianças colhem na horta e preparam lanches com diferentes ingredientes experimentando-os. Observam como os alimentos são preparados e as mudanças físicas que acontecem durante esse processo. Elas sentem o gosto, o cheiro, a textura e se manifestam se gostaram ou não, o que possibilita a ampliação do seu leque de preferências.
Informática Educacional Positivo
A proposta é ensinar as crianças a utilizarem corretamente o computador e introduzi-las aos conceitos básicos de informática, de uma maneira bem dosada e divertida. As atividades são intercaladas entre a utilização do computador e trabalhos manuais. Dessa forma, as crianças farão uma conexão com o mundo real, bem como utilizarão os seus impulsos volitivos.
De fácil acesso, estamos localizados na Rua João Guilherme, 403.
Bairro Cidade Jardim – Limeira – SP
Tel. 19 3441-5657 ou 3452-8005